A moldagem por injeção é um processo de fabrico de produtos de plástico em grande escala. Envolve a injeção de material fundido, normalmente polímeros termoplásticos ou termoendurecíveis, numa cavidade de moldagem sob alta pressão. A elevada eficácia, precisão e flexibilidade deste método faz com que seja amplamente utilizado numa série de setores para produzir peças e conjuntos de peças plásticas com elevada exigência de precisão.
Os plásticos leves e os compostos são muito procurados, principalmente nas indústrias automóvel e aeroespacial, onde a redução de peso se traduz em maior eficácia energética e desempenho. A moldagem por injeção é adequada para criar uma extensa variedade de componentes para o exterior dos automóveis, tais como tais como guarda-lamas, painéis de portas, jantes, grelhas, frisos de bagageira, coberturas dianteiras e traseiras e molduras exteriores de portas. Trata-se, portanto, de um processo de fabrico vital para um setor em que a segurança, a constância e a qualidade superior são fundamentais.
A crescente preocupação universal com as emissões de carbono está a levar as indústrias transformadoras, em particular as envolvidas no processamento de produtos químicos, a dar maior ênfase à melhoria viável. Isto implica uma mudança para materiais amigos do ambiente, como os plásticos biodegradáveis e os polímeros reprocessados. Por seu lado, esta mudança de paradigma está a motivar as empresas a modernizar os seus equipamentos, investindo progressivamente em máquinas que consomem menos energia e reduzem os resíduos, contribuindo para as atividades de sustentabilidade como um todo.
Por outro lado, a mesma mudança faz com que as empresas do setor concentrem mais recursos em projetos de I&D, promovendo assim o desenvolvimento tecnológico e apoiando o crescimento do mercado local. Esta é uma peça chave no caminho para a sustentabilidade, já que desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades crescentes dos consumidores pode fazer toda a diferença na quota de mercado que ambicionam alcançar. As empresas estão a conceber soluções tecnológicas avançadas para consolidar as suas posições.
Por exemplo, no segmento da embalagem, o mercado é impulsionado pela crescente procura de soluções adequadas ao comércio eletrónico e às grandes superfícies comerciais. Neste segmento, existem muitos artigos fabricados por injeção, como é o caso dos copos e recipientes. Trata-se de uma área que tem vindo a sofrer desenvolvimentos significativos com a incorporação de procedimentos de automação e a utilização de matérias-primas de alta qualidade.
Considerando o impacto que a pandemia de Covid-19 teve no setor da injeção de plásticos, a Business Research Insights conclui que o mercado não só recuperou os níveis anteriores à pandemia, como está numa trajetória de crescimento, impulsionado pelas inovações tecnológicas e por uma ênfase contínua na sustentabilidade. À medida que indústrias como o comércio eletrónico e o retalho organizado se expandem, prevê-se que a procura de produtos de plástico duradouros fabricados através da moldagem por injeção aumente em conformidade.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa