Soluções inteligentes para os grandes desafios logísticos da atualidade. Sob esta premissa, a Still apresentou o seu portefólio abrangente de máquinas de última geração e soluções e serviços de automação na LogiMat 2025, uma feira líder em intralogística, realizada de 11 a 13 de março em Estugarda.
A Still alargou o seu portfólio de soluções de automatização industrializada, tendo iniciado o processo no ano passado com o stacker EXV iGo. Este ano, atingiu um marco importante com a introdução de novos modelos de veículos guiados automatizados totalmente industrializados, como o empilhador compacto AXV 12 iGo e o empilhador retrátil FM-X iGo. Estas soluções, juntamente com outras da gama STILL iGo, foram apresentadas em demonstrações na LogiMat 2025 pelo especialista alemão em intralogística.
Still iGo: Automação escalável desde o início
O Still iGo cobre todo o espetro de automação, oferecendo soluções escaláveis prontas para implementação imediata. De acordo com Álex Domínguez, líder da equipa de vendas de automação da STILL Espanha, “estas soluções são adaptadas às necessidades do cliente. Os projetos são abordados de forma holística, com uma compreensão clara do que temos para contribuir enquanto empresa”.
Para a automatização de tarefas de transporte em armazéns existentes, os transelevadores AXV iGo e EXV iGo, compactos e fáceis de operar, são a escolha ideal. Para desafios mais complexos, que exigem fluxos de materiais integrados com elevadas exigências em termos de densidade de armazenamento, altura de empilhamento e capacidade de carga, a gama iGo Systems oferece opções avançadas.
Por exemplo, o empilhador retrátil automatizado FM-X iGo, com uma capacidade de elevação até 10 metros e uma largura de corredor de apenas 3 metros, otimiza a densidade do armazém mesmo em condições difíceis. Para exigências mais elevadas, o empilhador retrátil automatizado MX-X iGo, concebido para corredores estreitos e com uma capacidade de empilhamento até 14 metros, é ideal para requisitos operacionais de elevado desempenho.
“Paralelamente, o portfólio de soluções de automação da Still está a crescer de forma constante naquilo a que chamamos Soluções Integradas”, afirma Dominguez. “Por exemplo, soluções automatizadas para armazenamento a frio e congelamento, separação de mercadorias para pessoas e de contentores para pessoas, e muito mais. Estas inovações abrangem instalações em grande escala com armazéns iGo Cube altamente compactos, anteriormente conhecidos como Shuttle 3D, que nos permitem ter um objetivo muito elevado e ser um parceiro estratégico para os nossos clientes”.
Todos os camiões estão equipados com uma tecnologia avançada de iões de lítio e um sistema de segurança de vários níveis. Além disso, cumprem a norma ISO-3691-4, que garante fiabilidade, segurança e sustentabilidade nos armazéns e locais de produção.
A Still complementa a sua oferta com a gama de AMRs do tipo plataforma, os veículos ACH e AXH para o transporte horizontal de mercadorias em áreas de entrega e remoção de paletes na produção.
Para garantir uma entrega rápida, um serviço eficiente, uma elevada rentabilidade e uma escalabilidade ilimitada, a Still converteu a sua oferta de automação num modelo de produção industrial baseado em componentes normalizados. A produção em massa permite prazos de entrega mais curtos e uma produção mais flexível. Para além disso, a normalização facilita a rápida distribuição de peças sobresselentes a partir do centro de logística da Still.
A normalização dos componentes de software também garante uma elevada compatibilidade e interoperabilidade, juntamente com uma operação intuitiva. Os especialistas em automação da Still podem resolver problemas de software remotamente, graças ao acesso direto aos AGVs/AMRs e sistemas. Os técnicos de assistência podem configurar rapidamente novo hardware utilizando cópias de segurança na nuvem e um gémeo digital, simplificando a manutenção e as reparações dos veículos.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa