Os websites do Grup Interempresas utilizam os seus próprios Cookies e de terceiros para fins técnicos e funcionais, para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode aceitar todos os cookies clicando no botão "ACEITO" ou configurá-los ou rejeitar a sua utilização clicando em "MAIS INFORMAÇÕES".
ACEITOMAIS INFORMAÇÕES
A gestão da informação vai estar no centro da transformação digital em 2025. A Stratesys, multinacional tecnológica com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções digitais inovadoras, identificou cinco tendências-chave na consolidação do paradigma 'Information Driven'.
1. Modelos de governação da informação:
A base de qualquer estratégia eficaz de IA é um modelo robusto de governação da informação. Em setores como o farmacêutico, a implementação de frameworks de governança garantirá a conformidade regulamentar e a qualidade dos dados para o desenvolvimento de análises preditivas e decisões automatizadas.
2. Plataformas de dados unificadas:
A consolidação de dados estruturados e não estruturados num único ambiente facilitará a tomada de decisões. Uma equipa de marketing, por exemplo, poderá analisar dados de campanhas, inquéritos e ativos visuais a partir de uma única plataforma, otimizando o seu desempenho.
3. Automatizar a classificação da informação:
Com o crescente volume de dados, será imprescindível automatizar a sua organização. Na engenharia, por exemplo, os sistemas serão capazes de identificar informações-chave em documentos técnicos e classificá-las automaticamente, agilizando os processos.
4. Automação interdepartamental:
A eliminação dos silos de informação permitirá fluxos de trabalho mais eficientes. Um exemplo disto é a integração entre os departamentos de serviço ao cliente e de logística no setor do retalho, facilitando respostas ágeis e melhorando a experiência do utilizador.
5. Implantação de assistentes contextuais:
A pesquisa de informações tornar-se-á mais eficiente graças aos assistentes alimentados por IA, capazes de compreender o contexto e fornecer respostas precisas. Esta tecnologia reduzirá o tempo gasto na localização de documentos importantes.
“2025 marca um ponto de viragem na forma como as empresas gerem a sua informação. Estamos perante uma oportunidade única para transformar digitalmente os processos empresariais e maximizar o valor do conhecimento disponível”, afirmou Luis Fernández-Sanguino, diretor de Content Driven Processes da Stratesys.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa