A Illig, especialista alemã em termoformagem e sistemas de embalagem, representada pela Folhadela Rebelo, apresentou na última edição da feira Fachpack uma nova tecnologia, denominada 'Dry Fiber', capaz de produzir embalagens de vários formatos e profundidades a partir de fibras naturais secas. Esta inovação promete revolucionar o mercado com uma abordagem modular e económica de baixo impacto ambiental.
A inovação da Illig baseia-se num sistema de produção modular que permite o fabrico de embalagens de fibra natural sem a utilização de água, resultando numa considerável poupança de energia em comparação com os métodos tradicionais de fibra húmida. As novas embalagens fabricadas com este material são ideais para uma vasta gama de produtos, desde géneros alimentares como iogurtes, tabuleiros de carne e fruta até embalagens não alimentares. A tecnologia permite uma maior profundidade de moldagem na embalagem, algo inédito nos atuais processos com fibras naturais.
O coração da nova linha de produção é a Máquina de Moldagem de Fibra Seca (Dry Fiber Molding Machine, ou DFM, na sigla em inglês), que permite a criação de embalagens com propriedades de barreira que podem ser aplicadas por técnicas de laminação ou revestimento. Este processo proporciona versatilidade tanto para produtos alimentares como não alimentares, tornando-se uma opção mais económica e sustentável em comparação com as soluções tradicionais de cartão ou plástico.
De acordo com Jürgen Lochner, diretor comercial e técnico da Illig, “a Dry Fiber é uma tecnologia revolucionária na indústria da embalagem. Responde às atuais exigências dos consumidores e às regulamentações locais que exigem sistemas de embalagem mais sustentáveis, e oferece uma opção flexível para a produção de embalagens com fibras naturais".
A utilização de fibras secas não só reduz o consumo de água e energia, como também reduz a pegada de carbono em comparação com outros processos. A produção é escalável, com uma capacidade que varia entre 20 e 120 milhões de embalagens por ano, tornando-a uma solução viável tanto para pequenas como para grandes empresas.
Frédéric Engel, gestor de produto da Dry Fiber, sublinhou que “as necessidades do mercado exigem uma tecnologia que combine uma elevada taxa de produção com a capacidade de criar embalagens de várias formas e propriedades específicas. O nosso sistema Dry Fiber oferece uma alternativa com vantagens claras em termos de custos e eficiência”.
Durante a Fachpack 2024, que se realizou em Nuremberga de 24 a 26 de setembro, os visitantes puderam conhecer em pormenor as soluções de embalagem de fibra natural seca da Illig e assistir a demonstrações ao vivo do processo de laminação e rotulagem destas embalagens. Além disso, no stand da empresa estiveram também em exposição outros sistemas de de embalagem de termoformagem de alto desempenho da marca alemã.
Esta inovação reafirma o compromisso da Illig em criar soluções de embalagem sustentáveis e eficientes, adaptando-se às exigências do mercado global e às regulamentações ambientais.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa