A tecnologia da Ampacet, Gastop-Flex, permite reduzir os resíduos das embalagens de plástico e aumentar a circularidade.
As propriedades de barreira de gás das embalagens flexíveis em poliolefinas aumentaram consideravelmente com a utilização de embalagens mais grossas, material de barreira coextrudido ou laminados muti-materiais. Contudo, as embalagens mais grossas não são ideais em termos de eficiência de recursos do material de embalagem, especialmente quando os proprietários das marcas se comprometem em reduzir a quantidade de plástico usado nas suas embalagens. Em muitos casos, as embalagens coextrudidas ou laminadas multimaterial não são totalmente compatíveis com a reciclabilidade dos resíduos de embalagem.
Adicionados às poliolefinas, os masterbatches Gastop-Flex melhoram as propriedades de barreira da embalagem, ao reduzirem as taxas de transmissão de oxigénio e de vapor de água em até 60% dos valores iniciais.
A tecnologia Gastop-Flex permite reduzir a espessura das embalagens de uso geral destinadas a alimentos secos (por exemplo, sacos de cereais em caixas), preservando a barreira à humidade (WVTR) e a validade de armazenamento dos alimentos embalados. Gastop-Flex também permite alcançar desempenhos de embalagem de elevada barreira (OTR e WVTR), mantendo em simultâneo o conteúdo de EVOH abaixo do limite máximo de 5% especificado pelas diretrizes de conceção mais populares para a economia circular.
A adição de Gastop-Flex às embalagens ajuda os fabricantes e os proprietários das marcas a alcançar os respetivos objetivos de sustentabilidade, ao reduzir a quantidade de material de embalagem de plástico e de resíduos, e ao viabilizar embalagens mais compatíveis com as atuais infraestruturas de triagem e reciclagem.
Para mais informações sobre a gama de produtos Gastop-Flex da Ampacet, contacte a Ampacet através do e-mail marketing.europe@ampacet.com, ou visite o stand da empresa na feira K 2025, que irá decorrer em Outubro, em Düsseldorf, Alemanha.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa