Ontem, na conferência de imprensa de apresentação da feira K 2025, a KraussMaffei revelou as principais inovações que irá levar a Düssseldorf de 8 a 15 de outubro. Sob o lema 'Pioneering Plastics – Performance. Perfected. For you', a empresa representada pela Folhadela Rebelo apresentou uma gama de tecnologias que abrange desde a injeção e automação até à impressão 3D, todas orientadas para a eficiência, qualidade, sustentabilidade e digitalização.
Uma das principais atrações será a estreia mundial da nova série de máquinas de injeção totalmente elétricas PX, equipadas com o sistema de controlo MC7 de última geração. Além disso, a empresa apresentará o inovador processo Chopped Fiber Processing (CFP) para o uso eficiente de fibras de vidro cortadas, bem como uma célula de montagem automatizada autossuficiente e novas funcionalidades digitais e soluções de impressão 3D industrial.
O novo modelo PX é apresentado como uma solução compacta, eficiente e com amplas possibilidades de aplicação. Estas máquinas destacam-se pelo baixo consumo energético, alta repetibilidade do peso de injeção e tempos de ciclo reduzidos. Graças ao design modular e à tecnologia de acionamento com recuperação de energia, a série PX responde tanto aos desafios da sustentabilidade como aos requisitos de flexibilidade da produção moderna.
Em combinação com o novo robô linear LRXplus, a nova PX será apresentada em funcionamento durante a feira com aplicações em setores como tecnologia médica, componentes técnicos e embalagem de logística.
O novo sistema de controlo MC7 introduz uma interface web intuitiva que facilita a configuração, operação e manutenção das máquinas. Este sistema foi concebido tendo em conta os requisitos da futura Lei de Resiliência Cibernética (CRA), o que reforça a proteção contra ciberataques e melhora a integração digital. Além disso, inclui funções ampliadas de visualização e manuseamento, aumentando a eficiência em ambientes de produção exigentes.
Com o desenvolvimento do processo CFP, a KraussMaffei propõe uma solução rentável para a composição direta de fibras de vidro cortadas e polipropileno. Graças a uma geometria de eixo patenteada, este sistema permite uma mistura homogénea e eficiente, gerando peças reforçadas de alta qualidade a um custo reduzido. Este processo é compatível com as máquinas padrão da marca e pode ser facilmente incorporado através de retrofit. De acordo com a empresa, o retorno do investimento é inferior a um ano.
Durante a feira, este processo será demonstrado ao vivo com uma GX 650-4300, que fabricará um componente de porta traseira para automóveis, utilizando também um robô LRXplus.
Outra novidade será uma célula de montagem totalmente automatizada capaz de unir três peças plásticas em tempo real sem intervenção manual. O sistema móvel e compacto realiza a montagem por encaixe, controla as dimensões com um scanner a laser de precisão e realiza uma inspeção ótica que classifica automaticamente as peças defeituosas. As peças corretas são depositadas diretamente em caixas, otimizando o processo com ciclos rápidos e baixo índice de erro.
A digitalização continua a ser um pilar fundamental para a KraussMaffei. Na K 2025 serão apresentadas novas funções da plataforma socialProduction, entre elas o Dataset Manager, que permite a transferência, comparação e versão de dados da máquina. Também são incorporadas funções de inteligência artificial para assistência em tempo real e dois novos módulos para a ferramenta APCplus: cascadeX para controlo em cascata e materialX, uma base de dados de parâmetros específicos de materiais.
Após o lançamento do sistema powerPrint em 2022, a KraussMaffei amplia a sua oferta com os novos modelos powerPrint Flex e printCore, concebidos para aplicações industriais exigentes. Estas soluções modulares permitem uma produção flexível, de alta qualidade e grande volume em áreas como a fabricação de moldes, componentes funcionais e modelos de design. Numa célula robotizada, a empresa apresentará aplicações reais durante a feira.
Com esta nova gama de soluções integradas, a KraussMaffei reforça a sua posição como fornecedor integral para toda a cadeia de valor do processamento de polímeros. Nas palavras do seu CEO, Jörg Stech, o objetivo é desenvolver tecnologias orientadas para o futuro que combinem sustentabilidade, rentabilidade e eficiência. Tudo isso poderá ser visto em ação no stand da empresa na K 2025, Pavilhão 15, Stand C24.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa