Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

PIEP e Município de Vila Nova de Cerveira investem em novo polo para reforçar inovação industrial no Noroeste Peninsular

02/07/2025
O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) inaugurou na sexta-feira, dia 27 de junho, uma nova unidade no Centro de Inovação de Cerveira (CIC), em Vila Nova de Cerveira, numa cerimónia que contou com a presença de representantes institucionais e empresariais da região Norte e da Galiza. O projeto pretende impulsionar a inovação industrial e aumentar a competitividade empresarial, aproveitando a criação de sinergias dos dois lados da fronteira.
O novo espaço do PIEP em Vila Nova de Cerveira conta com mais de 200 m²
O novo espaço do PIEP em Vila Nova de Cerveira conta com mais de 200 m².

Esta nova unidade resulta de um protocolo entre o PIEP e o Município de Vila Nova de Cerveira e insere-se numa estratégia de valorização industrial, científica e tecnológica do Noroeste Peninsular, com enfoque na transição digital, ecológica e industrial.

O novo espaço do PIEP conta com mais de 200 m² onde irá acolher 20 colaboradores, que estarão envolvidos em diversos projetos de inovação, com destaque para o GreenHub, uma iniciativa estratégica de cooperação transfronteiriça com a Galiza, focada na sustentabilidade e na inovação. As previsões apontam para que, até ao final de 2025, este polo contribua, através dos projetos que gere, com cerca de 400 mil euros para o volume de negócios global do PIEP.

“Este investimento não só se alinha com as necessidades específicas do tecido produtivo local e regional, como pretende reforçar o posicionamento do Alto Minho como território de inovação, conhecimento e valorização industrial transfronteiriça, ” afirma Nuno Guimarães, presidente do Conselho de Administração do PIEP. “Estamos certos de que este novo polo será um motor de transformação tecnológica para as empresas da região, promovendo inovação colaborativa e reforçando a ligação entre Portugal e a Galiza”.

Nuno Guimarães, presidente do Conselho de Administração do PIEP, durante o seu discurso na cerimónia de inauguração do novo polo...

Nuno Guimarães, presidente do Conselho de Administração do PIEP, durante o seu discurso na cerimónia de inauguração do novo polo.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, afirma, a propósito, que “Vila Nova de Cerveira dá mais um passo decisivo na afirmação do seu papel como território de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. A inauguração do Centro de Inovação de Cerveira, e a formalização de um acordo com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) é mais um sinal de afirmação do nosso concelho como território de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e valorização industrial. Esta parceria é um catalisador de oportunidades para as empresas, para os jovens talentos e para a economia local, colocando Cerveira na linha da frente da inovação sustentável.”

António Cunha, presidente da CCDR Norte, sublinhou: “A criação desta estrutura de inovação neste território tão particular – onde ocorre cerca de 50% da dinâmica de trocas entre Portugal e Espanha – é uma resposta aos desafios que se colocam atualmente à indústria. E Vila Nova de Cerveira está a fazê-lo através desta parceria com uma entidade tão reconhecida como o PIEP, o que nos dá a confiança para afirmar que este é o garante para um futuro muito promissor”.

Especializado no desenvolvimento de materiais poliméricos e compósitos avançados, o PIEP é uma interface tecnológica da Universidade do Minho e um centro de tecnologia e inovação nacional que atua em áreas como a transformação e reciclagem de materiais, engenharia de produto, inteligência artificial aplicada a processos industriais, sustentabilidade e economia circular.

Com esta inauguração...
Com esta inauguração, o PIEP reforça o seu papel como agente impulsionador da modernização industrial e da cooperação transfronteiriça

O novo polo do PIEP vai trabalhar em estreita articulação com indústrias locais dos setores naval, automóvel, plásticos e moldes, apoiando o desenvolvimento de produtos e processos mais inteligentes, sustentáveis e competitivos. A sua localização, a menos de 30 km de importantes clusters industriais do Norte de Portugal e da Galiza (como Vigo e Porriño), facilita a criação de sinergias técnicas e científicas no seio da euro-região Galiza–Norte de Portugal.

A presença do PIEP em Vila Nova de Cerveira permitirá também dinamizar o ecossistema de empreendedorismo local, através da transferência de conhecimento para PME e da promoção de novas startups e spin-offs tecnológicas.

Com esta inauguração, o PIEP reforça o seu papel como agente impulsionador da modernização industrial e da cooperação transfronteiriça, contribuindo ativamente para afirmar Vila Nova de Cerveira como centro de referência em inovação tecnológica para a indústria do futuro.

O Município de Vila Nova de Cerveira reforça, assim, a sua aposta num território mais competitivo e inovador, com o CIC a afirmar-se como motor estratégico da indústria do futuro. Alinhado com a estratégia do Município para o desenvolvimento económico e social do território, o CIC assumirá um papel preponderante no Município e na região, no que respeita à dinâmica empresarial e de criação de valor.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    30/06/2025

  • Newsletter InterPlast

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial