De 8 a 15 de outubro de 2025, a K voltará a ser o palco principal da indústria do plástico e da borracha. Com o lema ‘The Power of Plastics! Green – Smart – Responsible’, a feira define claramente as suas prioridades: refletir os atuais valores e objetivos do setor; sublinhar o papel indispensável dos plásticos em diversas indústrias; e reforçar o compromisso da indústria em agir de forma sustentável, inteligente e responsável.
Nesta fase repleta de desafios, a K consolida-se como a mais importante feira profissional a nível mundial. É o local onde toda a cadeia de valor se apresenta ao mais alto nível. Em nenhum outro lugar existe uma concentração tão elevada de inovação, nem se apresentam tantas novidades de produtos, como nesta feira. Por um lado, é a exposição global de um setor ativo, inovador e responsável e, por outro, é também a plataforma onde se desenha o futuro, seja através de tecnologias de ponta, com intensos debates sobre os desafios globais, ou como ponto de partida para projetos conjuntos além-fronteiras.
Imagens: Messe Düsseldorf / tillmann.
Números, dados e caráter internacional
A K impressiona, antes de mais, pela dimensão: são mais de 177.000 m2 de área de exposição líquida distribuída por 18 pavilhões e um recinto exterior, onde podemos encontrar toda a gama de equipamentos, materiais e soluções para a indústria de plásticos e borracha:
Máquinas e equipamentos: pavilhões 1, 3-4, 8b e 9-17
Matérias-primas e auxiliares: pavilhões 5, 6, 7, 7a, 8a, 8b
Produtos semiacabados, peças técnicas e produtos de plástico reforçado: pavilhões 5, 6, 7, 7a, 8a, 8b
Mas impressiona também pela diversidade dos países representados. A última exposição, em 2022, contou com 3.020 expositores de 59 países e 177.486 visitantes de 167 países. Os expositores da Europa, Ásia e EUA tiveram uma representação especialmente importante, e 71% do público profissional veio do estrangeiro.
Em 2025, os fornecedores europeus estarão novamente fortemente representados, em particular da Alemanha, Itália, Turquia, Áustria, bem como dos Países Baixos, Suíça e Espanha. Portugal conta com 35 expositores, o mesmo número da edição anterior.
O número e a área de exposição das empresas asiáticas mantêm-se há vários anos num nível constantemente elevado. Este ano, a presença de empresas da China, Índia e Taiwan será especialmente impressionante. Os Estados Unidos voltam a estar representados com um grupo maior de expositores.
Nos inquéritos de satisfação realizados aos visitantes (onde se incluem não só fabricantes de produtos de plástico e borracha, mas também utilizadores finais), 98% refere visitar a feira pelo grande número de inovações em exposição e pela presença de todos os líderes de mercado. Entre os visitantes estão, por exemplo, profissionais das áreas de fabricação de veículos, embalagens, eletrotécnica, eletrónica, comunicação, construção, tecnologia médica e indústria aeroespacial, para quem a feira é uma fonte de inspiração e uma plataforma para descobrir inovações que os ajudam a enfrentar a concorrência internacional.
Objetivo: projetar o futuro
A K 2025 assumiu a missão de abordar os principais desafios do nosso tempo e apresentar soluções concretas. Isto reflete-se nos três temas principais do certame:
Moldar a economia circular
O setor trabalha intensamente para implementar uma economia circular sustentável que promova a reutilização, a reciclagem e a redução de resíduos plásticos.
Abraçar a digitalização
As empresas da indústria de plástico e borracha acreditam no poder transformador da digitalização e utilizam cada vez mais tecnologias digitais para aumentar a eficiência das máquinas e dos produtos e impulsionar a inovação.
Cuidar das pessoas
O setor está consciente da sua responsabilidade social na proteção do ambiente. Nesse sentido, o uso responsável dos recursos ocupa um lugar central. Ao mesmo tempo, promove intensamente novos talentos e cria perspetivas de futuro para jovens profissionais na indústria de plásticos e borracha.
Destaques e novos formatos
As exposições especiais da K 2025 também abordam temas fundamentais. São formatos que já provaram o seu sucesso e, ao mesmo tempo, apostam em inovações:
‘Plastics shape the Future’: Esta exposição especial da K, iniciativa da indústria alemã de plásticos sob a direção da Plastics Europe Deutschland e. V. e da Messe Düsseldorf, ilustra os fascinantes desenvolvimentos em curso e mostra que as visões do futuro já estão a ser implementadas. Sublinha, ainda, o importante papel que a política internacional desempenha nesse sentido. A exposição abrange sete dias temáticos, com debates sobre tecnologias e materiais inovadores, apresentações, mesa redonda política, Career-Day e Start-up Pitch.
Fórum da VDMA: A Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações (VDMA) terá, mais uma vez, um espaço no recinto exterior (junto aos pavilhões 10 e 16) onde irá realizar o fórum ‘The Power of Plastics’. A associação e 10 dos seus associados irão demonstrar a importância da tecnologia para a implementação da economia circular na indústria de plásticos. Além da exposição de uma seleção de produtos finais inovadores e apresentações ao vivo, será também disponibilizado um amplo espaço para debate e interação com workshops, mesas redondas e eventos para jovens talentos.
Rubber Street: Este espaço pretende demonstrar a capacidade inovadora e a eficiência da indústria de elastómeros. Desde 1983, é o ponto de encontro para todos aqueles que desejam obter informações sobre borracha e TPE na K. A ‘Rubber Street’ é patrocinada pela wdk (associação alemã da indústria da borracha).
Start-up Zone: Depois do sucesso da primeira edição, a área dedicada às Start-ups surge em 2025 com mais espaço, para oferecer uma plataforma de promoção ao maior número possível de expositores em fase de arranque, dedicados especialmente ao desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras na área do plástico e da borracha.
Science Campus: Universidades e instituições irão apresentar no ‘Science Campus’ os mais recentes resultados das suas pesquisas sobre plásticos. Além da possibilidade de se apresentarem com stands próprios, os expositores podem também participar no Science Campus Center.
Young Talents Lounge: Atualmente, a indústria de plásticos tem uma grande dificuldade em encontrar novos recursos humanos. Muitas vezes, isto acontece porque os jovens que concluem a sua formação básica desconhecem a diversidade de vagas de formação profissional e as oportunidades que uma carreira no setor de plásticos oferece. Para alterar esta perceção, a GKV (associação alemã da indústria de transformação de plásticos) convida jovens e novos profissionais para o ‘Young Talents Lounge’, onde será possível experimentar virtual e fisicamente a formação profissional no setor de plásticos. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de partilhar as suas experiências em primeira mão com o público da feira.
Mulheres nos plásticos: este evento especial de networking para mulheres é organizado pela primeira vez na K 2025. Mulheres de sucesso na indústria de plásticos a nível internacional explicam a sua trajetória profissional e as suas experiências numa mesa redonda e através de conferências sobre melhores práticas, num diálogo direto com o público. O objetivo é promover a troca de ideias, reforçar as redes profissionais e dar visibilidade às mulheres que ocupam cargos de liderança no setor.
‘The Power of Plastics! Green – Smart – Responsible’ é muito mais do que um slogan: é uma declaração de princípios do setor
Com mais de 3.000 expositores e visitantes de 167 países, a K 2025 será novamente o epicentro global da inovação em plásticos e borracha
Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo
Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa