Pavilhão 6, stand B28
A Domo Chemicals irá apresentar na K 2025, em Düsseldorf, a sua estratégia acelerada para um portefólio de produtos mais especializado e com menor pegada de carbono, com foco em soluções inovadoras de poliamida. Sob o lema 'Construir o futuro em conjunto', a empresa irá mostrar como a colaboração, a sustentabilidade e a inovação podem transformar a indústria dos materiais de alto desempenho.
Apresentação da Domo Chemicals na conferência de apresentação da K 2025, realizada em junho, em Düsseldorf.
Com 10 unidades de produção, 14 escritórios de vendas e uma forte presença na Europa, a Domo está a reforçar a sua área de negócios dedicada aos plásticos de engenharia, 'Engineered Materials and Polymer & Intermediates', combinando a escala global com o know-how local. De acordo com o CEO Yves Bonte, esta transformação é suportada por uma estratégia de sustentabilidade robusta, com investimentos na capacidade de produção na Ásia, otimização das operações europeias, adoção de energias renováveis, parcerias estratégicas e avanços tecnológicos.
Quatro elementos para ilustrar a inovação
A proposta de exposição da Domo na K 2025 será estruturada em torno dos quatro elementos clássicos - Terra, Ar, Fogo e Água - que irão servir para agrupar as suas principais linhas de inovação em materiais:
Aplicação da Domo Chemicals na Audi. Foto: Audi AG.
Liderança em tecnologias de reciclagem
A empresa vai sublinhar a sua liderança em tecnologias de reciclagem de poliamidas, com aplicações baseadas na reciclagem mecânica, no seu processo patenteado Move Earth, na reciclagem química por despolimerização, em soluções bio-circulares em balanço de massa (certificado ISCC PLUS) e na reciclagem física por dissolução.
Uma das novidades será a apresentação de peças produzidas com esta última tecnologia, resultado de uma colaboração entre a Audi e o Instituto Fraunhofer. Neste projeto-piloto, as aplicações à base de PA6 e PA66 foram fabricadas com 30% de material reciclado pós-consumo (PCR) proveniente de veículos em fim de vida, respondendo às exigências do setor automóvel.
Aplicação da Domo Chemicals na Audi. Foto: Audi AG.
Domamid MBB - rumo à neutralidade climática
Um dos marcos será o Domamid MBB, uma poliamida 6 de atribuição biológica, com um baixo balanço de massa, até 69% de conteúdo biológico e certificação ISCC PLUS. Esta solução permite uma redução quase total das emissões de CO2 em comparação com os materiais fósseis e destina-se a aplicações em embalagens alimentares e farmacêuticas, têxteis e plásticos técnicos.
Mobilidade sustentável e leveza dos componentes
Entre as aplicações em exposição estará um guiador de bicicleta feito numa só peça por moldagem a gás, desenvolvido em colaboração com a Canyon e a Engel, utilizando um compósito Technyl reforçado com fitas UD. Também estará em exposição uma cadeira de criança para automóvel que combina design leve, segurança e sustentabilidade, bem como uma solução híbrida de ligação poliamida-metal desenvolvida para a Sogefi Air & Cooling.
Soluções avançadas para a segurança na mobilidade elétrica e na eletrónica
Em resposta aos crescentes requisitos de segurança na mobilidade elétrica e na eletrónica, a Domo irá apresentar novos tipos de retardadores de chama sem halogéneos da gama Technyl Star para módulos de bateria e barramentos em veículos elétricos. Além disso, será apresentado um novo material de revestimento de baterias e avanços em soluções retardadoras de chama para aplicações elétricas e eletrónicas sob a marca Technyl Protect.
Entre as aplicações reais, será apresentado o primeiro disjuntor de corrente residual (RCCB) da Siemens fabricado em Technyl 4earth, uma poliamida com 50% de conteúdo quimicamente reciclado. Este material com certificação UL mantém o desempenho e qualidade que as alternativas convencionais, com uma redução significativa do impacto ambiental.
Gestão inteligente da água
No domínio da água, a empresa irá apresentar a gama Technyl Safe, certificada para o contacto com alimentos e água potável. Estes materiais são já utilizados em aplicações domésticas, contadores de água e sistemas sanitários, contribuindo para reduzir custos, aumentar a fiabilidade e melhorar a sustentabilidade das infraestruturas de água.
Compromisso com a sustentabilidade
A Domo também deverá anunciar o progresso nos seus objetivos de sustentabilidade para 2030, onde se incluem a obtenção da classificação Platinum da EcoVadis em 2024, depois de ter sido classificada como Silver dois anos antes. Além disso, mais de 10% das suas vendas de Materiais Técnicos provêm agora de soluções circulares e de base biológica, e foram registadas melhorias significativas na utilização de energias renováveis, eficiência hídrica e redução da intensidade energética.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa