Os dados do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) revelam um crescimento insuficiente na recolha seletiva de resíduos de embalagens no primeiro semestre de 2025. Embora se registe um aumento de 1,8% das toneladas totais de resíduos de embalagens – 231 mil toneladas –, comparativamente ao período homólogo de 2024, o ritmo de crescimento terá de ser maior para assegurar o cumprimento das ambiciosas metas de reciclagem estabelecidas para os próximos cinco anos.
O cenário é ainda mais preocupante no que diz respeito ao material vidro, onde a recolha seletiva registou uma diminuição. Esta informação é particularmente desafiante, uma vez que Portugal recicla atualmente apenas cerca de 50% das embalagens de vidro, ficando significativamente aquém da meta europeia de 70% já para este ano.
“Estamos perante um momento decisivo para a reciclagem em Portugal”, afirma Pedro Simões, diretor-geral da Novo Verde. “Os números do primeiro semestre de 2025 são um claro sinal de alerta. Se não acelerarmos o passo, corremos o risco de não cumprir as metas europeias. O decréscimo na recolha de vidro é particularmente preocupante e exige uma ação imediata e concertada. Precisamos de olhar para todos os canais de recolha e ter uma reflexão crítica sobre onde e como podemos promover ganhos de eficiência de captação, em prol de uma maior e melhor reciclagem”.
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, apela veementemente à mobilização de todos os portugueses e afirma que “todas as embalagens contam”. "Cada embalagem de vidro que não é reciclada representa um passo atrás no nosso compromisso com a sustentabilidade. Precisamos de intensificar os esforços de separação dentro e fora de casa, de garantir a correta deposição nos ecopontos e de promover uma cultura de reciclagem onde cada embalagem conta para o cumprimento das metas. A Novo Verde está empenhada em liderar este esforço, mas precisamos da colaboração de todos para potenciar este progresso. Pretendemos desafiar os principais stakeholders para encontrarmos soluções que permitam aportar ainda mais embalagens ao sistema”, sublinha Pedro Simões.
Mais informações em www.novoverde.pt
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa