A Labelexpo Europe 2025, um evento para a indústria gráfica de rótulos e embalagens, coloca a sustentabilidade no centro da edição deste ano. A feira, que terá lugar na Fira Gran Via, em Barcelona, de 16 a 19 de setembro, ampliou a área de exposição em 15% em comparação com a edição de 2023 e está preparada para receber mais de 650 expositores. A expansão do certame surge numa altura em que a tecnologia transformadora e as exigências de sustentabilidade estão a remodelar o mercado da impressão de etiquetas e embalagens.
Para além das preocupações dos consumidores globais com o ambiente, o Regulamento da UE relativo a embalagens e resíduos de embalagens (PPWR) está a ter um grande impacto na indústria, obrigando os transformadores, proprietários de marcas e designers a repensar materiais, processos e estratégias de conformidade.
Em setembro, a Labelexpo Europe 2025 lança as bases para que a indústria avance para um futuro mais sustentável e orientado para a inovação.
A Pulse Arena, localizada no Pavilhão 7, Stand 7B27, colocará em destaque o PPWR (Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens) e abordará a forma como os fabricantes de rótulos podem beneficiar da diversificação para embalagens flexíveis e cartões dobráveis, bem como olhar para o futuro da IA e da automação. Cada tópico será abordado com oradores principais e apresentações diárias num centro abrangente concebido para aprender, interagir e estabelecer ligações.
Andy Thomas-Emans, diretor estratégico da Labelexpo Global Series, comenta: “a indústria de impressão de etiquetas e embalagens está a responder ativamente às pressões da sustentabilidade, enquanto se abrem novas oportunidades com a automação e o impacto crescente da IA. Muitas marcas estão a passar dos plásticos para os formatos de embalagem em papel técnico e cartão, pelo que os transformadores de etiquetas têm de analisar a forma como isto poderá afetar o seu negócio no futuro. Entre as tendências está a utilização de revestimentos técnicos para criar embalagens monomateriais recicláveis como alternativa aos cartões laminados e às embalagens flexíveis multicamada. O nosso objetivo é capacitar a indústria, trazendo oradores que estão na vanguarda destas novas tendências e desenvolvimentos”.
Este ano, o salão anuncia uma parceria exclusiva com a DMP Europe para desviar os materiais impressos dos aterros. Com sede em Cluj, na Roménia, a DMP recicla resíduos de matrizes de etiquetas, um material muito difícil de processar. O material será recolhido na feira e reprocessado numa série de artigos reutilizáveis, como para-choques industriais e paletes. A colaboração é apoiada pela Celab e pela Finat.
Claire Sacker, diretora de operações da Labelexpo Global Series, afirma: “a parceria com a DMP é única na medida em que a sua solução é verdadeiramente circular: desde a reciclagem até à reintrodução no mercado de categorias alargadas de resíduos plásticos considerados não recicláveis, que de outra forma acabariam em aterros ou incineração. O material produzido como resultado é totalmente reciclável e reutilizável, fechando assim completamente o ciclo.”
Jade Grace, diretora-geral da Labelexpo Global Series, afirma: "para além de ser o maior evento até à data, a Labelexpo Europe 2025 irá também demonstrar que a inovação e a sustentabilidade não são apenas conceitos: são pilares viáveis e rentáveis, essenciais para o futuro da nossa indústria.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa