Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Economia circular em plásticos reciclados

28/07/2025

Aimplas investiga a forma de utilizar plásticos reciclados previamente deitados fora para uso alimentar.

Imagen

Numa altura em que a economia circular e a sustentabilidade estão a definir o roteiro para o setor dos plásticos, a Aimplas, Instituto Tecnológico del Plástico, lidera um projeto de investigação inovador, Deconwaste, centrado na melhoria da reciclagem de embalagens de plástico e na possibilidade de estas serem reutilizadas em segurança em contacto com os alimentos.

O projeto visa investigar e desenvolver novas formas de limpar e descontaminar plásticos reciclados, especificamente poliolefinas, um tipo de material amplamente utilizado em embalagens. Para o efeito, o Deconwaste investigará técnicas avançadas de descontaminação capazes de transformar os resíduos pós-consumo em materiais reciclados seguros, seguindo as diretrizes da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos).

Ao contrário de outros materiais como o PET, a reciclagem de poliolefinas apresenta desafios técnicos significativos. “A sua grande variedade de utilizações, a presença de múltiplos aditivos e o seu comportamento químico tornam os processos de descontaminação mais complexos e exigem tecnologias especializadas”, explicou Adrián Morales, investigador principal em Reciclagem Mecânica na Aimplas. Além disso, como não é fácil diferenciar entre embalagens alimentares e não alimentares nos processos de reciclagem, nem a origem alimentar das embalagens recicladas, as fases subsequentes do processo são complicadas.

Imagen

É por isso que “é essencial investigar e desenvolver novos métodos de descontaminação eficazes que respondam a estes desafios e garantam a segurança dos materiais reciclados para utilização em contacto com os alimentos”, afirmou Morales. É por isso que o objetivo desta iniciativa é “não só cumprir os regulamentos e as diretivas europeias, mas também garantir a proteção e a confiança dos consumidores nos produtos alimentares embalados”, acrescentou.

Neste sentido, a Deconwaste irá trabalhar para desenvolver métodos eficazes para ultrapassar estes obstáculos e garantir que os materiais reciclados cumprem as normas de segurança para reutilização em aplicações alimentares. Este avanço representa uma oportunidade para as empresas, especialmente as PME, incorporarem materiais reciclados nos seus processos de produção com segurança e rastreabilidade garantidas.

O projeto conta com a colaboração da Acteco, SPBerner e Picda, empresas comprometidas com a inovação e a sustentabilidade que participam ativamente na validação das tecnologias desenvolvidas. Para além disso, o Deconwaste está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente com o 8, 9 e 12.

Além disso, este projeto é financiado pelo Instituto Valenciano de Competitividade e Inovação (IVACE+i), através do programa Projetos Estratégicos em Cooperação na sua convocatória 2024, e fundos FEDER.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    28/07/2025

  • Newsletter InterPlast

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial