De 8 a 15 de outubro, a Cannon vai expor na K 2025 a nova e patenteada linha de máquinas de termoformagem e-Forming, projetada para estabelecer um novo patamar na redução do consumo de energia, introduzindo novos conceitos em geometria otimizada de máquinas, gestão inteligente de energia e configuração automática de parâmetros baseada em inteligência artificial. De acordo com a empresa, a área ocupada pela máquina é a menor do mercado, baseada no sistema ‘Triplo’, patenteado pela Cannon. Muito compacto e amplamente ajustável, este sistema de troca de ferramentas garante a máxima segurança e compatibilidade.
“A sustentabilidade é uma prioridade máxima na nossa indústria, e a eficiência energética continua a ser um pilar central da nossa inovação”, afirmou Giuseppe Dall’Ora, gestor de vendas de termoformagem da Cannon. “As novas máquinas de termoformagem e-Forming reforçam o histórico de alto desempenho da Cannon, ao mesmo tempo em que introduzem automação inteligente, operação intuitiva e maior flexibilidade — fatores essenciais para dar resposta à crescente necessidade de produção em pequenos lotes.”
A série e-Forming é ideal para fabricantes de peças termoformadas de grande porte, como componentes para refrigeração doméstica e comercial, veículos refrigerados, camiões, equipamentos industriais e agrícolas, transporte público, interiores de aeronaves, bem como paletes e bandejas termoplásticas. A sua interface intuitiva auxilia os operadores, recomendando parâmetros de processamento ideais durante a configuração e operação. No centro do sistema está o ‘Easy Power Mapping’, uma inovação revolucionária, patenteada e alimentada por IA, que realiza a configuração inteligente dos parâmetros iniciais da máquina melhorando a estabilidade do processo, otimizando a distribuição do material, reduzindo a espessura da folha e diminuindo drasticamente o consumo de energia.
Entre as suas principais características está o consagrado sistema ‘Easy Tool Change’ da Cannon, que possibilita trocas rápidas de moldes, seguras e completas — um recurso essencial para a produção de alta variedade em baixos volumes. O layout mecânico redesenhado também simplifica a manutenção, ao facilitar o acesso aos componentes, enquanto o design compacto da máquina permite que ela se encaixe em espaços onde outras não cabem. Outro destaque é a conectividade: o sistema próprio ‘Connect-IT’ garante integração perfeita das máquinas nos sistemas de informação da fábrica através de protocolos de comunicação industriais padronizados.
As termoformadoras e-Forming da Cannon já estão disponíveis globalmente, com total suporte da rede mundial de assistência técnica e distribuição da empresa.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa