Graças ao espírito positivo e empreendedor dos expositores, não notámos diferença significativa na fase de comercialização do evento. Notou-se inclusive uma atitude e vontade de ultrapassar algumas dificuldades que o mercado apresenta.
A Moldplas, como feira de referência do setor, será sempre uma ferramenta comercial de grande valor com potencial para gerar negócios, contatos, estimular e estreitar relações comerciais. O setor já demonstrou que tem e terá sempre capacidade para se reinventar e procurar novos mercados alvo, como por exemplo a área da defesa, aeronáutica, comunicações, etc.
A feira já teve, no passado, uma frequência de três em três anos, pelo que este intervalo não teve qualquer influência negativa nesta edição. Contudo, projetamos para o futuro voltar à cadência bienal.
Nesta edição, contamos com cerca de 180 expositores presentes.
Estão sempre presentes empresas internacionais, principalmente oriundas da Europa e da Ásia.
Teremos novidades na área da injeção, ferramentas, corte por CNC, fabrico aditivo em vários materiais, robótica, metrologia e softwares. Nota-se, acima de tudo, um aumento das soluções com menor consumo energético, de equipamentos que permitem processos mais rápidos, e de novos materiais.
Poderia destacar a presença muito considerável do setor de injeção de plásticos, não desmerecendo todas as outras áreas da feira, que são muitas e que merecerão certamente a visita de profissionais dos mais variados quadrantes da indústria.
Pela experiência registada nas últimas edições, contamos receber visitantes não só do setor dos moldes e plásticos, mas também da área da metalomecânica geral, defesa, aeronáutica e indústria transformadora geral. Esperamos um número de visitantes entre os 13.000 e 18.000, portanto, dentro dos registos das últimas edições.
Haverá uma área para conferências que será utilizada por expositores e outras entidades com vista a dinamizar a feira e enriquecer a experiência do visitante.
A concentração do número de dias nas feiras profissionais é uma tendência que temos vindo a acompanhar em diversos eventos internacionais. Internamente, nos últimos dois anos, realizámos outras feiras profissionais do setor industrial com redução de número de dias, e verificámos uma reação positiva por parte dos expositores, não se tendo verificado redução de número de visitantes. Acreditamos que o mesmo irá acontecer na Moldplas.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa