A parceria entre a Cirrec BV, filial de reciclagem do Grupo Faerch localizada em Duiven (Países Baixos), e a Tomra Recycling permitiu, em 2024, a instalação de tecnologia avançada de classificação de escamas na fábrica holandesa, uma ação que responde às tendências regulatórias e de mercado que exigem mais conteúdo reciclado e um design simplificado. Este acordo foi desenvolvido na fábrica da Cirrec Netherlands B.V., com o objetivo de superar desafios técnicos na reciclagem de bandejas alimentares pós-consumo e garantir a circularidade do PET num contexto de alta procura por material de qualidade para aplicações alimentares.
A Cirrec, divisão do Grupo Faerch especializada em soluções circulares para plásticos, tem como missão possibilitar uma circularidade real nas embalagens alimentares através da transformação de embalagens de PET pós-consumo em novas bandejas alimentares de igual qualidade. O seu papel integra-se na cadeia de valor do grupo, onde gere fábricas de reciclagem de última geração orientadas para a redução de resíduos plásticos e o apoio a modelos de embalagem sustentáveis. A fábrica de Duiven processa resíduos de PET (garrafas, copos e tabuleiros) e enfrenta um mercado limitado na disponibilidade de matéria-prima de alta qualidade, especialmente devido às restrições associadas ao PET multicamada transparente.
A reciclagem de tabuleiros/bandejas de PET pós-consumo apresenta complexidades superiores às das garrafas, não só pela elevada variabilidade na composição dos lotes, mas também pelo elevado nível de contaminantes: restos de comida, outros plásticos e materiais anómalos. Uma vez triturado o material em escamas, alcançar altos níveis de pureza é um processo crítico e difícil. Antes do investimento, a Cirrec operava duas linhas: uma delas continua em funcionamento após melhorias significativas; a segunda foi retirada em 2023 para dar lugar à nova linha instalada em 2024.
O principal objetivo técnico da empresa era separar o conteúdo natural do conteúdo de cores mistas para garantir purezas adequadas para novas aplicações alimentares. Para isso, a Cirrec integrou no seu processo de várias etapas — pré-classificação, lavagem, secagem e classificação avançada de flocos — as soluções Innosort Flake e Autosort Flake da Tomra Recycling. O Innosort Flake foi concebido para classificar flocos de plástico por polímero e cor, mesmo a partir de fluxos muito contaminados, enquanto o Autosort Flake proporciona um desempenho de alta pureza através da separação de metais, polímeros estranhos como PVC e PC, além de elementos como madeira, silicone ou borracha.
A Tomra não só forneceu tecnologia de ponta, como também prestou apoio operacional no terreno para garantir a integração total e o desempenho ideal dos sistemas na fábrica de Duiven.
Desde a entrada em operação das unidades da Tomra, a fábrica observou uma redução notável dos contaminantes nos fluxos finais, o que permitiu obter flocos de PET adequados para contacto com alimentos, uma melhoria essencial para a produção de novas embalagens. A nova linha duplicou a capacidade da anterior e elevou a qualidade da produção, de modo que, combinada com a linha pré-existente melhorada, a fábrica atinge um volume total de processamento de 60.000 toneladas de tabuleiros alimentares de PET pós-consumo por ano.
A Cirrec utiliza flocos classificados de PET transparente e PET colorido para gerar granulado destinado a novas bandejas dentro do Grupo Faerch, com um conteúdo reciclado que chega a 70%. Atualmente, o material é totalmente dedicado ao consumo interno, embora se esteja a avaliar a implantação de novas linhas em diferentes pontos da Europa para reproduzir o modelo circular.
Simone Tirelli, chefe de projeto da divisão de reciclagem da Faerch e Cirrec, destaca: “Escolhemos as soluções da Tomra pelo seu alto desempenho, fiabilidade de serviço e facilidade de gestão. Além do simples fornecimento da tecnologia, o apoio no terreno da Tomra e a sua abordagem para a resolução de problemas foram inestimáveis ao longo de todo o projeto. Esta colaboração demonstrou claramente que a reciclagem de tabuleiros pós-consumo de alta qualidade é possível e já está a ocorrer em grande escala."
Por seu lado, Riccardo Succi, diretor do segmento de plásticos na Europa para a Tomra, destaca: “Graças aos nossos amplos conhecimentos do setor, pudemos ajudar a Cirrec nesta colaboração inovadora através da classificação e purificação mesmo dos fluxos mais difíceis. A Cirrec está agora a criar novas matérias-primas, evitando ao mesmo tempo a sub-reciclagem de garrafas em tabuleiros, que é exatamente a abordagem necessária para que a nossa indústria esteja realmente preparada para o futuro. Estes fluxos de reciclagem diferenciados devem ser mantidos para garantir que as garrafas permaneçam no seu circuito específico e que os tabuleiros sejam sistematicamente reciclados em tabuleiros novos".
“Este projeto pioneiro está a estabelecer um novo padrão na indústria, mudando realmente a forma como as bandejas PET para uso alimentar são recicladas e acelerando o avanço para uma economia totalmente circular para embalagens alimentares, além de ser um excelente exemplo de como a tecnologia de ponta pode ajudar os proprietários de fábricas a descobrir novas oportunidades de negócio, independentemente das condições do mercado”, concluiu o responsável.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa