A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu início à segunda fase da campanha de comunicação, sensibilização e informação 'Vamos lixar o lixo', reforçando o alerta para a quantidade de resíduos que continua a ter como destino os aterros em Portugal. Segundo a entidade, cerca de 3 milhões de toneladas de resíduos são depositadas anualmente, o que representa mais de 50% do total produzido no país.
Neste novo momento da campanha, a APA volta a apelar à mudança de comportamentos por parte da sociedade, destacando a separação adequada dos resíduos como um contributo essencial para reduzir a pressão sobre os aterros. A assinatura 'Vamos separar o lixo antes que o futuro se lixe' resume a mensagem central da iniciativa.
De acordo com a APA, este recurso pretende chamar a atenção para os resíduos produzidos nas habitações e para o impacto da insuficiente separação na origem, que limita o encaminhamento para reciclagem. A agência sublinha que a resposta passa pela correta separação de vidro, embalagens de plástico e metal, papel e cartão, bem como de biorresíduos.
No âmbito da segunda fase da campanha, a APA promove também ações presenciais em espaços comerciais. Durante o período de saldos, a iniciativa está no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e no NorteShopping, em Matosinhos, com ativações que visam esclarecer o que são biorresíduos – 'restos de comida e resíduos verdes de jardins' – e reforçar a importância da reciclagem para o futuro do país.
Os stands da APA incluem um espaço informativo dedicado aos biorresíduos, uma área infantil com jogos educativos e uma zona de quiz sobre reciclagem. No Colombo, as ações decorrem entre 13 e 18 de janeiro, enquanto no NorteShopping têm lugar de 27 de janeiro a 1 de fevereiro.
A campanha 'Vamos lixar o lixo' prolonga-se até ao final de 2026.
A APA indica que a informação associada à campanha é atualizada de forma contínua na plataforma digital dedicada à iniciativa.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa