Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Relações económicas bilaterais reforçadas

Empresários sauditas visitam Portugal para explorar investimentos e parcerias estratégicas

22/01/2026
Uma comitiva de empresários da Arábia Saudita está a realizar uma visita a Portugal, até ao dia 25 de janeiro, com o objetivo de consolidar laços económicos e promover oportunidades de cooperação a longo prazo entre os dois países. A missão, organizada pelo Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal e liderada por Alwalid Albaltan, inclui encontros com entidades públicas e privadas em Lisboa e no Porto.
Créditos: Linkedin CIP
Créditos: Linkedin CIP

Agenda institucional e empresarial

A comitiva, composta por 15 membros, reúne decisores públicos, líderes empresariais e investidores sauditas. Entre os compromissos previstos estão reuniões institucionais com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, e com o Secretário de Estado da Economia, João Ferreira, marcado para esta terça-feira, 21 de janeiro, no Ministério da Economia.

Também esta terça-feira, a delegação foi recebida pela presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Madalena Oliveira e Silva, e teve um encontro no Centro de Cooperação no Ciberespaço, um polo de referência no setor da Inteligência Artificial e da cibersegurança.

No plano empresarial, os visitantes vão reunir-se com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e representantes de municípios como Lisboa, Cascais, Oeiras, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Está ainda prevista a visita a empresas líderes de mercado portuguesas, incluindo Mota Engil, Tecnimede e Grupo Castro.

Prioridades de investimento

“Queremos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde a criação do Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal, em 2024, com o intuito de identificar oportunidades concretas de investimento, promover parcerias estratégicas e reforçar a presença de empresas portuguesas no mercado saudita em áreas-chave como a saúde, inteligência artificial, cibersegurança e energia”, afirmou Alwalid Albaltan, presidente do Conselho.

O responsável saudita acrescentou: “A Arábia Saudita vê com bons olhos a criação de sinergias com empresas portuguesas para absorver o seu know how, e também pode ajudar a alavancar as empresas nacionais com diversas oportunidades de investimento”.

Durante esta visita, estão previstas assinaturas de protocolos de cooperação e memorandos de entendimento, atualmente em discussão, que visam estimular novos projetos e replicar na Arábia Saudita práticas de sucesso desenvolvidas em Portugal.

Impacto económico esperado

Esta é a terceira missão do género realizada por uma delegação saudita em Portugal. Resultados de iniciativas anteriores incluem mais de 50 encontros bilaterais de empresas portuguesas interessadas em investir no Médio Oriente, com vários projetos já em desenvolvimento no país.

A visita surge após a deslocação do Ministro da Economia a Riade, em novembro de 2025, que deixou sinais positivos sobre futuras oportunidades de negócio. Espera-se que a missão atual contribua para o crescimento económico, a criação de emprego e a internacionalização do tecido empresarial português.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    19/01/2026

  • Newsletter InterPlast

    12/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial