Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Iniciativa dá a conhecer soluções tecnológicas com aplicação prática na indústria transformadora

PIEP e CCG/ZGDV promovem Open Day dedicado à digitalização e inovação industrial

22/01/2026

No dia 3 de fevereiro, o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e o CCG/ZGDV Institute realizam em Guimarães um Open Day sobre digitalização e competências estratégicas, integrado no Produtech Digital Innovation Hub (Produtech DIH), destinado a Pequenas e Médias Empresas (PME) da indústria transformadora.

Imagen

O PIEP e o CCG/ZGDV Institute vão organizar, no dia 3 de fevereiro, um Open Day conjunto em Guimarães, subordinado ao tema ‘Rumo a um Futuro Sustentável – Digitalização e Competências Estratégicas’. A iniciativa integra-se no projeto Produtech DIH – Digital Innovation Hub e destina-se às pequenas e médias empresas da indústria transformadora. 

O evento surge num contexto marcado pela aceleração tecnológica e pela crescente necessidade de modernização dos processos industriais. Ao longo de um dia, as empresas participantes terão a oportunidade de contactar com soluções digitais concebidas para responder a desafios concretos de produtividade, eficiência, qualidade e segurança, num mercado cada vez mais competitivo e orientado para a sustentabilidade.

Aproximar a indústria das tecnologias digitais

O Open Day foi desenhado para aproximar as PME das tecnologias digitais atuais e emergentes que estão a transformar os modelos operacionais e de negócio da indústria. 

Através de demonstradores tecnológicos e experiências práticas, será possível observar aplicações com impacto real nos processos produtivos e na tomada de decisão. 

Segundo a organização, a iniciativa pretende também “estabelecer uma ponte com a indústria para projetos de inovação e futuras colaborações tecnológicas”, reforçando a ligação entre empresas, conhecimento científico e competências especializadas.

Programa repartido entre dois centros de inovação

Como referido, o programa decorre ao longo de todo o dia e está distribuído por dois centros tecnológicos da Universidade do Minho, no Campus de Azurém. 

Durante a manhã, as atividades têm lugar nas instalações do PIEP, no Edifício 15. A receção aos participantes está marcada para as 9h30, seguindo-se a sessão de abertura, dedicada ao papel dos demonstradores tecnológicos na transformação digital das empresas. 

A partir das 10h30, decorrem demonstrações interativas centradas em áreas como sensorização e retrofitting de equipamentos, simulação com visualização de cenários em tempo real e respetivos benefícios para o planeamento e a tomada de decisão. Estão ainda previstas apresentações sobre manutenção preditiva, com recurso a sensores, análise de falhas, indicadores e alertas preditivos, bem como uma plataforma de análise de materiais. 

A manhã encerra com uma sessão de conclusões, antes da transição para o período da tarde.

Da intralogística à inteligência artificial

Após o almoço, já nas instalações do CCG/ZGDV ICT Innovation Institute, no Edifício 14, o programa prossegue com uma sessão de boas-vindas e visitas a diversos demonstradores tecnológicos. Entre os temas em destaque encontram-se a intralogística inteligente, com soluções de localização e rastreio indoor, controlo remoto e assistido, bem como a otimização e tomada de decisão através da digitalização e automação de processos com inteligência artificial. 

O período da tarde inclui ainda demonstrações ligadas a digital twin e simulação, manutenção preditiva, deteção automática de defeitos, gestão e valorização de ativos industriais e assistência remota. A realidade aumentada aplicada ao controlo da qualidade e soluções de interação digital, como o uso de avatares, completam o conjunto de tecnologias apresentadas. 

O encerramento do Open Day está previsto para as 17h00.

Investir na inovação e na sustentabilidade

Ao reunir áreas como digitalização, automação, robótica, inteligência artificial, cibersegurança industrial, monitorização em tempo real e realidade aumentada, o Open Day do PIEP e do CCG/ZGDV afirma-se como um espaço de contacto direto com soluções tecnológicas orientadas para a inovação e a sustentabilidade da indústria. 

A participação é gratuita, mediante registo prévio, e representa uma oportunidade para as empresas anteciparem tendências, identificarem tecnologias com impacto prático e reforçarem a sua competitividade num cenário industrial em constante transformação.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    19/01/2026

  • Newsletter InterPlast

    12/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial