Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Tecnologia ao serviço do apoio às famílias na gestão de alimentos

SmartTech desenvolve embalagem inteligente para combater desperdício alimentar

26/01/2026

Reduzir o desperdício alimentar em casa pode tornar-se mais simples graças a uma embalagem inteligente equipada com sensores. O projeto SmartTech, liderado pela Plásticos Futura, acompanha a quantidade e a validade dos alimentos, apoiando decisões mais informadas.

Imagen

O desperdício alimentar, que continua a ter um elevado impacto económico, social e ambiental, recebe agora uma resposta tecnológica inovadora. A operação SmartTech, cofinanciada pelo COMPETE 2030, desenvolve uma embalagem inteligente que ajuda as famílias a gerir melhor os alimentos em casa.

Uma solução tecnológica para um problema estrutural

Na União Europeia, mais de 58 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente, grande parte em contexto doméstico. Perante este desafio, o projeto liderado pela Plásticos Futura propõe uma abordagem inovadora: criar embalagens equipadas com sensores capazes de medir o volume dos produtos no seu interior.

Bruno Carvalho, associate da empresa, explica que “o projeto visa o desenvolvimento de uma embalagem inteligente equipada com sensores capazes de quantificar o volume interno ocupado”.

Sensores e aplicações para decisões informadas

A solução permite aos utilizadores monitorizar, em tempo real, a quantidade de alimentos disponível. A informação é transmitida através de uma aplicação digital simples e intuitiva, que também envia alertas sobre a validade estimada dos produtos.

Deste modo, diminui-se o risco de esquecimento ou deterioração dos alimentos armazenados. Segundo Bruno Carvalho, trata-se de “uma abordagem inovadora e multidisciplinar”, combinando sensores tailor-made, moldes adaptados e uma aplicação de monitorização.

Preparar o mercado desde o início

O SmartTech não se limita à fase de desenvolvimento do conceito. O projeto prevê também todos os meios necessários para o scale-up industrial da solução. Quatro áreas principais de investigação estão em curso: o sensor, o molde para integração eletrónica, a aplicação digital e os processos de produção.

“O apoio do COMPETE 2030 foi determinante para viabilizar este projeto”, sublinha Bruno Carvalho. O financiamento permitiu ultrapassar desafios técnicos e legais significativos.

Um consórcio que integra toda a cadeia de valor

Cinco entidades copromotoras e uma do sistema científico e tecnológico formam o consórcio do SmartTech. A Plásticos Futura lidera a operação, enquanto o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais (CeNTI) assume a coordenação científica e valida os avanços técnicos. A TCC – Comércio Internacional desenvolve os moldes de precisão, a Atronia cuida da componente eletrónica e a Yesols apoia a estratégia de comercialização e divulgação.

Esta colaboração acelera a inovação e posiciona a Plásticos Futura num novo nível competitivo. Como refere Bruno Carvalho, o projeto “abre portas para competir em mercados internacionais com produtos diferenciadores e tecnologicamente avançados”.

O SmartTech surge, assim, como um exemplo concreto de como a inovação apoiada pelo COMPETE 2030 pode gerar impacto real na economia e na sociedade, oferecendo soluções práticas para reduzir o desperdício alimentar.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    19/01/2026

  • Newsletter InterPlast

    12/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial