Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Mais expositores, maior internacionalização e aposta clara na inovação sustentável

Equiplast 2026 reforça o papel da indústria de plásticos na transição para a economia circular

28/01/2026

A Equiplast 2026 irá liderar a transformação da indústria dos plásticos e da borracha rumo à economia circular, com uma edição que impulsiona a inovação em materiais e processos, a reciclagem e a digitalização.

Imagen

A seis meses da sua realização, a feira organizada pela Fira de Barcelona está praticamente esgotada, com 95% da área expositiva já reservada. Reunirá mais de 400 expositores de 16 países, mais 12% do que na edição anterior, consolidando-se como feira de referência para o setor no mercado ibérico e uma das mais relevantes do sul da Europa.

De 2 a 5 de junho, a Equiplast abre portas no recinto Gran Via da Fira de Barcelona, em simultâneo com a Expoquimia, o encontro de referência da química e das indústrias de processo, que prevê reunir mais de 800 expositores e atrair 21.000 profissionais. As indústrias dos plásticos e da química trabalham em estreita articulação para desenvolver materiais e processos mais sustentáveis e inovadores, impulsionando a economia circular e acrescentando valor a múltiplos setores.

Nesta linha, Bernd Roegele, presidente do Comité Organizador, sublinha: “A indústria dos plásticos enfrenta desafios decisivos ao nível da sustentabilidade e da competitividade. A Equiplast será a montra onde o setor demonstrará como está a transformar os seus processos para avançar rumo à economia circular, incorporando inovação e tecnologia em benefício da sociedade e do ambiente.”

Imagen

Mais oferta e maior internacionalização

A Equiplast 2026 cresce em número de empresas e reforça o seu caráter internacional, ocupando o pavilhão 3 do recinto Gran Via. Para além de Espanha, os países com maior número de expositores são a China, Alemanha, Itália, Portugal, Áustria, Turquia, França e Países Baixos, entre outros. Quase um terço da oferta comercial da Equiplast será de origem internacional.

Xavier Pascual, diretor do certame, afirma: “Estamos a preparar uma edição que marcará um ponto de viragem. O crescimento em número de expositores e área ocupada, aliado à internacionalização e à qualidade dos conteúdos das atividades, reforça a Equiplast como a plataforma de negócios mais relevante para a indústria dos plásticos e da borracha em Espanha e no sul da Europa.”

Os setores com maior representação até ao momento são maquinaria, equipamentos e sistemas de automação; matérias-primas e aditivos; periféricos, peças e componentes; moldes e matrizes; e ambiente e reciclagem, este último com um crescimento significativo face à edição de 2023. Participam também empresas especializadas em hardware e software, metrologia, controlo e automação, produtos semiacabados e acabados, subcontratação e serviços.

Estas são algumas das empresas confirmadas: AGI, Alimatic, Albis, AR Sistemas, Arburg, Bada, BMB, Centrotécnica, Comercial Douma, Coscollola, Engel, Epsan, Gravipes, Guztec Polymers, Haitian Ibérica, Hasco, Husyca, Hydropyc, Imvolca, Mecasonic, Mircan, Negri Bossi, Netstal, Pena Grup, Promak Solutions, Protecnic, Raorsa, Tecnopol, Snetor, Ultrapolymers, Unnox Group, WTS-Wapf Technological Solutions, Wittmann e Wursi Group.

Imagen

Abertura de novos mercados

Paralelamente, a Equiplast irá implementar um programa de compradores convidados para atrair distribuidores e decisores de seis mercados estratégicos para a indústria espanhola dos plásticos: México, Turquia, Marrocos, Argélia, Colômbia e Guatemala.

O objetivo é gerar oportunidades reais de negócio, selecionando compradores com projetos concretos nesses países.

O México destaca-se pelo crescimento das exportações em setores utilizadores de plástico, como o automóvel, as embalagens e a eletrónica; a Turquia evidencia uma reativação pós-crise associada à renovação de maquinaria industrial; Marrocos e Argélia apresentam oportunidades nos setores automóvel, agroalimentar e na diversificação industrial; enquanto a Colômbia e a Guatemala afirmam-se como mercados emergentes com potencial para exportação.

Por fim, a Equiplast 2026 apresentará uma edição ampliada do estudo setorial do plástico, desenvolvido em colaboração com as entidades mais representativas da indústria. O relatório, baseado em mais de 3 700 empresas, oferecerá uma visão atualizada do setor em Espanha e incluirá, pela primeira vez, uma comparação com a Europa, constituindo uma ferramenta essencial para reforçar a competitividade do setor.

Adicionalmente, a Equiplast será promovida nos países europeus que mais contribuem com visitantes para a feira, com o objetivo de aumentar a taxa de internacionalização dos participantes para mais de 13% do total.

Imagen

Repensar o plástico

Uma das principais novidades da Equiplast 2026 é a renovação do espaço Rethinking Plastics, concebido como uma plataforma de conhecimento e networking que promove uma visão positiva do plástico no contexto da economia circular. Integrará conferências, mesas-redondas, apresentação de casos de sucesso, uma exposição de soluções produzidas com plástico sustentável e uma área de comunicação setorial.

O programa abordará quatro eixos temáticos: sustentabilidade e economia circular; tecnologias de reciclagem; materiais e aplicações avançadas; e digitalização e competitividade. Estão ainda previstas sessões monográficas sobre biopolímeros e biodegradabilidade, reciclagem química de compósitos, eficiência energética, Indústria 4.0 aplicada aos plásticos, regulamentação e resíduos industriais, entre outros temas.

Serão também apresentados projetos de referência na utilização de plástico circular em setores como embalagens, automóvel e saúde. Entre os projetos apresentados no fórum Rethinking Plastics, será distinguido o mais disruptivo em termos de sustentabilidade, que receberá o reconhecimento 'best in class'.

Esta distinção terá destaque no Jantar de Gala da Expoquimia, que se realizará a 3 de junho de 2026, no Museu Nacional d’Art de Catalunya, reunindo mais de 700 representantes empresariais, institucionais e económicos.

Por outro lado, a Equiplast promoverá igualmente os Prémios Rethinking Plastics, que distinguirão os produtos mais inovadores e sustentáveis expostos no showroom, nas categorias de embalagens; automóvel e mobilidade; produtos de consumo e têxteis; e construção e mobiliário. A feira prestará ainda uma homenagem setorial a empresas, entidades e profissionais do setor espanhol dos plásticos, reconhecendo o seu percurso e contributo para a indústria e para o certame.

Imagen

A Equiplast será também palco de conferências e eventos organizados por entidades setoriais como a EsPlásticos, a Associação Valenciana de Empresas de Plástico e o Centro Espanhol do Plástico (CEP). Acolherá ainda a entrega dos Prémios Liderpack 2025 de embalagem e PLV, organizados pela Hispack e pela Associação Graphispack.

Por fim, a Equiplast 2026 apresentará uma edição ampliada do estudo setorial do plástico, desenvolvido em colaboração com as entidades mais representativas da indústria. O relatório, baseado em mais de 3 700 empresas, oferecerá uma visão atualizada do setor em Espanha e incluirá, pela primeira vez, uma comparação com a Europa, constituindo uma ferramenta essencial para reforçar a competitividade do setor.

Adicionalmente, a Equiplast será promovida nos países europeus que mais contribuem com visitantes para a feira, com o objetivo de aumentar a taxa de internacionalização dos participantes para mais de 13% do total.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    26/01/2026

  • Newsletter InterPlast

    19/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial