O CompoBack, produzido pela Auserpolimeri – subsidiária italiana da Brüggemann –, é um novo aditivo que permite que espumas de poliolefina (PE), compostos HFFR e aplicações em cabos mantenham as suas propriedades mecânicas e estabilidade dimensional a altas temperaturas.
Ao contrário da reticulação permanente, este mecanismo de estabilização reversível garante compatibilidade com os fluxos convencionais de reciclagem de poliolefinas, permitindo a recuperação e o reprocessamento dos materiais sem perda de desempenho.
O CompoBack é fornecido na forma de grânulos incolores, fáceis de processar e bem dispersíveis. São adicionados ao polímero base durante a formulação ou processamento em extrusora, sendo a proporção de mistura ajustável conforme os requisitos específicos.
O uso do CompoBack melhora significativamente, por exemplo, as espumas de polietileno expandido (PE), tornando-as mais estáveis devido à maior resistência térmica. Medições comparativas em perfis quadrados extrudidos de espumas de polietileno demonstram que o encolhimento térmico é consideravelmente reduzido. Em testes de laboratório, perfis sem estabilização encolheram cerca de 75% após 24 horas a 100 °C. Quando compostos com CompoBack e armazenados nas condições adequadas, a redução foi praticamente insignificante, semelhante ao comportamento do PEX, que é reticulado permanentemente.
Outras áreas de aplicação incluem produtos extrudidos, como tubos com maior pressão de ruptura e perfis com melhor estabilidade dimensional. Como o CompoBack melhora a qualidade da superfície, estes compostos são também adequados para formulações que incluem fluxos de reciclagem contaminados.
Paolo Arnaboldi, CEO da Auserpolimeri, afirma: “O desenvolvimento do CompoBack representa um passo importante para a sustentabilidade ambiental. Em primeiro lugar, elimina a necessidade de reticulação intensiva em energia das poliolefinas, recorrendo a técnicas químicas ou de radiação. Por outro lado, o CompoBack permite desenvolver novas formulações que preenchem a lacuna entre compostos não reticulados e reticulados durante a utilização, mas que continuam recicláveis. Estamos a trabalhar na diversificação da gama CompoBack, de modo a fornecer soluções para uma variedade de aplicações.”
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa