Essentra Components, S.L.U.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Nova responsável tem mais de 25 anos de experiência nas áreas do ambiente, energia e sustentabilidade

APIP nomeia Elsa Agante como diretora de Sustentabilidade

09/10/2026

A Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) tem uma nova diretora de Sustentabilidade: Elsa Agante. A profissional, que conta com mais de 25 anos de experiência nas áreas do ambiente, energia e sustentabilidade, fica responsável por reforçar a intervenção da associação nos temas ligados à transição sustentável da indústria dos plásticos.

Elsa Agante é a nova diretora de sustentabilidade da APIP
Elsa Agante é a nova diretora de sustentabilidade da APIP.

A experiência de Elsa Agante inclui projetos e trabalho técnico relacionados com economia circular, resíduos e reciclagem, plásticos e embalagens, matérias-primas secundárias, eficiência energética, energias renováveis, descarbonização e avaliação do ciclo de vida. Ao longo do seu percurso, desenvolvido entre Portugal e o contexto europeu, esteve também envolvida na gestão de equipas, projetos e consórcios nacionais e internacionais.

A nova diretora de Sustentabilidade tem ainda experiência no acompanhamento de políticas nas áreas da sustentabilidade e da energia, assim como na participação em iniciativas e redes europeias. O seu percurso inclui igualmente a colaboração com diferentes partes interessadas na procura de respostas para desafios ambientais com impacto na economia e na sociedade.

Na APIP, esta experiência será aplicada ao desenvolvimento de conhecimento, projetos e soluções orientados para a transformação do setor. Entre as áreas de intervenção estarão a economia circular, a redução das emissões, a utilização eficiente de recursos, a inovação e a sustentabilidade.

A associação pretende, através deste reforço, apoiar a evolução da indústria dos plásticos para modelos mais sustentáveis, incluindo o desenvolvimento de produtos e serviços com menor impacto ambiental e reforçar a sua atuação perante os desafios colocados a nível nacional e europeu.

Elsa Agante é doutorada em Earth Sciences & Engineering pelo Imperial College London.

REVISTAS

Induglobal, Unipessoal Lda

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    05/10/2026

  • Newsletter InterPlast

    28/09/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial